Ataque armado faz óbitos e feridos em Dombe


Duas pessoas morreram e cinco outras  ficaram feridas em  consequência de um ataque armado protagonizado pelos supostos homens armados da auto proclamada junta militar da renamo, no posto administrativo de Dombe, distrito de Sussundenga na província central moçambicana de Manica.

Segundo deu a conhecer o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique ( PRM ), em Manica,  Mateus Mindú,  o ataque ocorreu no principio da noite do último Domingo, ao longo da estrada nacional número 260 (EN 260). "Cerca das 18 horas de ontem, (27 de Setembro), no distrito de Sussundenga, concretamente em Dombe, um grupo de homens armadosque se presume ser da auto proclamada junta militar da Renamo atacou quatro autocarros, tendo causado no local dois óbitos e cinco feridos graves, estes foram socorridos ao hospital provincial de Chimoio, onde neste momento encontram-se a receber tratamento médico", explicou Mindú, tendo salientado que a polícia lançou as suas linhas operativas com vista a identificar, neutralizar e responsabilizar criminalmente dos tais ataques e disse mais "a população continua a circular normalmente naquele canto do país e neste momento estamos a trabalhar com vista a identificar e neutralizar os autores para que estes sirvam de exemplo para os outros que ainda se dedicam a este tipo de vida". Entretanto, o hospital provincial de Chimoio (HPC ),  através do " Adelino Fernandes" respectivo director clínico, confirmou a entrada das vítimas, naquela que é a maior unidade sanitária da província de Manica. "Dos cinco, dois menores cuja as idades variam de dez a catorize anos de idades  igualmente graves , sendo uma transferida para o hospital central da Beira e a outra sob cuidados aqui no hospital provincial de Chimoio. Dos adultos, são ligeiros, entre eles um homem e já demos alta e há uma senhora sub os cuidados hospitalares", enfatizou.

Júlia Fernando António ,uma das sobreviventes do referido ataque  ouvido pela nossa reportagem explicou  que o ataque ocorreu numa altura espontânea." O ataque ocorreu quando estávamos quase lá em Dombe mesmo, estávamos quase na missão. Eu também não sei estava destraida estava aí e o cobrador estava a começar a pedir o dinheiro eu sentado na cabina do carro a tirar o dinheiro da carteira  e já ouvi os primeiros tiros e quando as ouvi pensei que fosse pneus do carro de repente vi o local tinha muitos homens armados estava tudo escuro e não consegui ver o trage e o número exacto dos homens armados porque já era exactamente por volta das dezoito horas e daí o motorista comessou a acelerar a velocidade", Declarou.

De realçar que no período em alusão, a corporação apontou a ocorrência de um sinistro rodoviário, por sinal havido no mesmo distrito (Sussundenga). A seguir Mateus Avelino Mindú,  oficial de imprensa avançada que "ainda no mesmo período, no mesmo distrito, houve registo de um caso de acidente de viação. Trata-se de um auto carro ligeiro de passageiros de marca Toyota Space que seguia o sentido Sussundenga á Chimoio, chegado defronte ao edifício do concelho autárquico local chocou-se contra uma viatura de marca Toyota Dina que seguia no sentido contrário, do acidente resultou em três óbitos e seis feridos, entre graves e ligeiros".frisou a nossa fonte oficial a partir da província central de Manica. (Benedito Cobrissua)

110 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI