Descoberta nova espécie de morcego no Parque Nacional da Gorongosa


Um novo estudo publicado pela  revista científica Acta Chiropterologica, revelou uma nova espécie de morcego na África Austral, que foi denominada de Miniopterus wilsoni, em homenagem ao famoso biólogo e fervoroso defensor da conservação da biodiversidade, Prof. Edward. O. Wilson.

Segundo os autores deste estudo, descrevem esta nova espécie como a que  ocorre na Serra da Gorongosa em Moçambique e nas montanhas do centro e norte de Moçambique e sul do Malawi.

“Estamos entusiasmados em adicionar uma nova espécie de morcego à lista das espécies encontradas em Moçambique”, disse Piotr Naskrecki, Director do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson e um dos co-autores, acrescentando que, “Já não acontece muitas vezes que novas espécies de mamíferos sejam descritas, mas os métodos genéticos estão a revolucionar a taxonomia e permitem-nos descobrir uma série de espécies que muitas vezes são difíceis de distinguir com base apenas na sua morfologia”, fisou o cientista.

Esta nova espécie foi colectada como parte das explorações da biodiversidade que estão a ser levadas a cabo pelo Laboratório E.O. Wilson, que procura documentar toda a flora e fauna macroscópica do Ecossistema da Grande Gorongosa. Os morcegos alojam-se em formações rochosas que circundam as plantações de café cultivadas à sombra na Serra da Gorongosa e alimentam-se de insectos dentro e à volta

 De referir que o estudo foi levado a cabo por Ara Monadjem, Jen Guyton, Piotr Naskrecki, Leigh R. Richards, Anna S. Kropff e Desire L. Dalton.

64 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI