Descoberta nova espécie de morcego no Parque Nacional da Gorongosa

Um novo estudo publicado pela revista científica Acta Chiropterologica, revelou uma nova espécie de morcego na África Austral, que foi denominada de Miniopterus wilsoni, em homenagem ao famoso biólogo e fervoroso defensor da conservação da biodiversidade, Prof. Edward. O. Wilson.
Segundo os autores deste estudo, descrevem esta nova espécie como a que ocorre na Serra da Gorongosa em Moçambique e nas montanhas do centro e norte de Moçambique e sul do Malawi.
“Estamos entusiasmados em adicionar uma nova espécie de morcego à lista das espécies encontradas em Moçambique”, disse Piotr Naskrecki, Director do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson e um dos co-autores, acrescentando que, “Já não acontece muitas vezes que novas espécies de mamíferos sejam descritas, mas os métodos genéticos estão a revolucionar a taxonomia e permitem-nos descobrir uma série de espécies que muitas vezes são difíceis de distinguir com base apenas na sua morfologia”, fisou o cientista.
Esta nova espécie foi colectada como parte das explorações da biodiversidade que estão a ser levadas a cabo pelo Laboratório E.O. Wilson, que procura documentar toda a flora e fauna macroscópica do Ecossistema da Grande Gorongosa. Os morcegos alojam-se em formações rochosas que circundam as plantações de café cultivadas à sombra na Serra da Gorongosa e alimentam-se de insectos dentro e à volta
De referir que o estudo foi levado a cabo por Ara Monadjem, Jen Guyton, Piotr Naskrecki, Leigh R. Richards, Anna S. Kropff e Desire L. Dalton.