Encontro de Nyusi e Magufuli ontem na Tanzania abordou terrorismo na África Austral


O Presidente de Republica, Filipe Nyusi, deslocou-se nesta segunda-feira, 11, à vizinha Tanzânia para uma visita que ocorre numa altura em que os dois países da África Austral estão a ser cada vez mais afectados pelo terrorismo.

Nyusi manteve conversações com o seu homólogo tanzaniano, John Magufuli, para a definição de estratégias visando enfrentar, com eficácia, o terrorismo nos dois países vizinhos, particularmente em Moçambique.

Em junto do ano passado Moçambique e Tanzânia manifestaram cometimento em reforçar a coordenação no combate aos grupos armados na província de Cabo Delgado, segundo deu a conhecer a Presidência num comunicado.

"As duas partes concordaram em reforçar a sua coordenação no combate contra este inimigo comum", após uma conversa telefónica entre o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo da Tanzânia, John Magufuli, segundo a nota. Cabo Delgado, uma das duas províncias moçambicanas que fazem fronteira com a Tanzânia, está sob ataque desde outubro de 2017 por insurgentes, classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como ameaça terrorista. Em dois anos e meio de conflito em Cabo Delgado, onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, estima-se que já tenham morrido, pelo menos, 600 pessoas e que mais de 200 mil já tenham sido afetadas, sendo obrigadas a procurar refúgio em lugares seguros. (Moz24h)



As conversações foram antecedidas por contactos entre representantes das forças de defesa e segurança dos dois países, em que os ataques terroristas foram tema dominante.

45 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI