Guerra em Cabo Delgado: Helicoptéros entram em cena e BA´s desfilam na Ilha das Quirimbas



A saga da guerra que esta a ser movida contra as populações e infra-estruturas de Cabo Delgado, sem que se conheçam os rostos e as motivações de quem a comanda continua.

Durante o alvorecer de hoje poucos minutos depois da meia-noite os bandidos armados assaltaram a ilha das Quirimbas segundo relato de uma fonte do Moz24h.

Depois de os bandidos armados terem tomado de assalto as vilas sedes dos distritos de Mocímboa da Praia e de Quissanga em finais de Março, durante a primeira semana de Abril os bandidos voltaram a intensificar os seus ataques tomando desde a Vila de Namacande- Muidumbe, Bilibiza e hoje seguiu a Ilha das Quirimbas

De acordo a fonte no local, ainda nas primeiras horas de hoje, reconfirmou ao Moz24 que os bandidos estavam no local.‘ Vou telefonar te mais tarde para contar-te mais. Estou escondido na minha casa. Agora não posso falar ‘e muito ariscado. Esses ainda podem me apanhar’

Ainda durante o fim-de-semana último, chegaram 3 helicópteros em Pemba -Cabo Delgado.

Na altura umas das fontes referenciou que se tratava de um reforço militar no combate a ‘ “insurgência.”

“O piloto / tripulação está actualmente sentado no bar Elephant, no Pemba Beach Hotel, e parece que todos vêm de Johannesburg´´ acordo com os militares.”

O Moz24h apurou que são três helicópteros (1 x Gazelas, 1 x Bell Huey e 1 x Bell 406 Long Ranger e 1 x DA42) e um avião de vigilância 1 x Gazelle e 1 x Cessna Caravan, que sobrevoaram o mar de Pemba, num som estrondoso, despertando as atenções de tudo e todos. Os helicópteros sobreavovam em voo rasante foram aterrar na base naval de Pemba.

Na esteira do ataque a ilha das Quirimbas, fontes disseram ao Moz24h que os helicópteros foram enviados a ilha, onde um deles, alegadamente terá sido abatido pelos bandidos. ‘ O helicóptero foi abatido pelos bandidos mas a tripulação escapou e foi resgatada.’ O Moz24h está ainda a busca de confirmação do alegado abate da avé metálica. (Moz24h)

2,940 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI