"O povo da Zambézia é da FRELIMO" Pio Matos o "eleito"


Por Germano de Sousa


Pio Matos é o cabeça da lista que venceu as eleições do mês passado na província da Zambézia, sendo assim o primeiro governador no âmbito da descentralização.

Militante "fervoroso" da FRELIMO, ele volta as lides da governação depois de 3 mandatos como edil de Quelimane, a capital provincial da Zambézia, tendo renunciado a cargo a meio do último mandato o que levou as intercalares que colocaram no poder Manuel de Araújo na altura do MDM e que agora cumpre mais um mandato pelo partido RENAMO.

O Moz24 quis entender o que representou a Matos ser cabeça de lista da FRELIMO num círculo eleitoral que sempre mostrou alguma distância ao partir no poder.

"Significou confiança que o partido depositou em mim. A Zambézia tem muitos bons quadros, mas eu fui o escolhido." Matos diz ainda que a experiência lhe agradou pois gosta de desafios. Sublinhou que teve um gosto particular por se enquadrar na descentralização, "descentralização é devolver o poder ao povo", afirmou.

O nosso entrevistado promete " dar todo o seu saber para tirar a Zambézia do fosso em que se encontra ".

Reagindo particularmente aos resultados divulgados, Pio Matos afirma que demostram que " o povo da Zambézia é da FRELIMO ".

Em relação as perspectivas? Quisemos saber. 

"Vamos cumprir o que prometemos. Todos juntos no desenvolvimento da Zambézia." Acredita que linha férrea Tete/Zambézia, vá catapultar esse almejado desenvolvimento 

Questionado sobre o seu "resgate"  a política activa depois de ter renunciado o mandato como edil de Quelimane respondeu, "continuei um militante fervoroso mesmo sem cargo público. Partipei em todas as campanhas eleitorais, dai que sempre estive na política activa." Destaca o facto de ter sido eleito membro do Comitê Central da FRELIMO, o topo da sua carreira política.

Pio Matos, neste pleito, deixou para trás Manuel de Araújo da RENAMO, atual edil de Quelimane, tido nalguns círculos como favorito neste processo e Luís Boavida do MDM que concorriam igualmente ao cargo de governador da província da Zambézia (x)

169 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI