• estaciosvaloi

Tempestade Eloise causa danos incalculáveis em Sofala


Segundo a presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Meque, disse na Beira, em Sofala, ser prematuro avançar dados dos estragos causados pela tempestade tropical Eloise.

4 mortes, casas destruídas, diversas infra-estruturas é o rescaldo preliminar dos danos causados.


“Ainda teremos que continuar a trabalhar para saber de facto, o que pode ser feito. Temos consciência de que ainda estamos com uma informação preliminar. É prematuro avançarmos com dados daquilo que foram os danos causados porque praticamente a tempestade terminou recentemente. Estivemos a trabalhar nos centros de acomodação a ver o tipo de assistência previsto para as pessoas”, disse Meque.


“É prematuro avançar dados dos estragos causados pela tempestade Luísa Meque avançou que no terreno, as equipas continuam a acompanhar a situação.


Com o ciclone Idai na altura ’a atingir Moçambique e desencadear uma série de estragos, 2,5 milhões de pessoas, quase metade delas crianças ainda precisam de assistência humanitária. Mais de 3.000 crianças abaixo de cinco anos que foram diagnosticadas com desnutrição aguda severa ameaçadora porque as colheitas foram destruídas são uma prova de que as vítimas das mudanças climáticas são principalmente os pobres e as crianças.


O País passou por várias emergências relacionadas ao clima nos últimos anos. A 14 de Março de 2019, o ciclone Idai atingiu a cidade portuária da Beira e arredores nas províncias de Sofala e Manica, centro do país, deixando áreas inteiras, incluindo terras agrícolas, sob a água. Apenas seis semanas depois, o ciclone Kenneth atingiu a província de Cabo Delgado, no norte, trazendo ventos de mais de 200 quilómetros por hora.


Sofala-Beira mais uma vez fustigada por uma tempestade tropical, o cenário não difere do ainda ressentindo pelo Idai, numa fase em que a tempestade Eloise, também não da trégua. (Moz24)

60 views0 comments

Subscribe our newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI